segunda-feira, 7 de maio de 2007

e07- Freeware, Sharewere, Open Source e Outros Bichos

Freeware ou software gratuito

É um software gratuito para o público (não precisa pagar algum tipo de licença pra usá-lo) que não pode ser modificado. Possui uso de período indeterminado, ou seja, as funcionalidades não expiram com o tempo. A comercialização geralmente não é permitida pelo autor.

Exemplo de Freeware: Acrobat Reader um dos mais famosos leitores de PDF.

Fontes de pesquisa:
http://www.framasoft.net/article2809.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_gratuito

Shareware

“Programa disponível publicamente para avaliação e uso experimental, mas cuja continuidade no uso pressupõe o pagamento de uma licença ao autor”. (Fonte: O que quer dizer...)

Uma forma de software onde você pode copiar, distribuir sem restrições e usá-lo em modo de experimento por um período. Quando este termina o software pode parar de funcionar ou emitir avisos de tempo expirado. Para usá-lo por longo período é preciso pagar uma taxa de consumo (pequena em relação a outros softwares) garantindo o funcionamento geral por maior prazo. Os produtores utilizam deste modo para divulgar o trabalho e ganhar dinheiro.

“Resumindo, o shareware foi criado para ser um mecanismo de distribuição de softwares que não deixa o usuário desfrutar-se de seus serviços por muito tempo sem pagar uma taxa”. (Fonte: Wikipédia)

Fontes de pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Shareware
http://www.psico.ufrgs.br/~dtat/cd/glossari/glossari.htm#S


Opensource ou Código Aberto

“Tipo de software cujo código fonte é visível publicamente. O software de código aberto respeita as quatro liberdades definidas pela Free Software Foundation”. (Fonte:Wikipédia). É um software de utilização livre onde não tem a licença de uso cobrada.

“Em geral se um software passa pela definição de Open Source o software é software livre também” (Fonte: GUFSC).

Quatro liberdades definidas pela Free Software Foundation:

Liberdade 0 - Executar o programa, para qualquer propósito.
Liberdade 1 - Estudar como o programa funciona e adaptá-lo às suas necessidades.
Liberdade 2 - Redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao próximo.
Liberdade 3 - Aperfeiçoar o programa e liberar os aperfeiçoamentos, beneficiando toda a comunidade.

Fontes de pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Open_source
http://www.aeontech.com.br/open_source.html
http://www.softwarelivre.ufsc.br/pipermail/gufsc/2003-October/001929.htmlhttp://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/participacao_parceria/coordenadorias/inclusao_digital/software_livre/0002


Semelhança e Diferenças

Tanto Freeware como Shareware, e Opensource podem ser baixados pela web.
O Freeware e o Opensource são programas gratuitos diferente do Shareware que após um tempo de experimentação tem seu uso expirado e para adquirir uma licença de uso é necessário o pagamento de uma taxa ao dono do programa. O Freeware se difere do Opensource pelo código aberto. No primeiro o código fonte não pode ser alterado, já no segundo o código pode ser modificado de acordo com as necessidades do usuário. O Shareware é como se fosse uma amostra grátis para experimento.


Qualidade + Segurança

Todos os programas possuem um programa automático (spyware) que colhe informações sobre o usuário do software e seus costumes na Internet. As pessoas não têm conhecimento sobre a coleta de dados que por sinal é transmitida pra uma entidade externa na Internet.

“ Spyware - programa automático de computador, que recolhe informações sobre o usuário, sobre seus costumes na Internet e transmite esta informação a uma entidade externa na Internet, sem o seu conhecimento e o seu consentimento. Os spywares podem ser desenvolvidos por firmas comerciais, que desejam monitorar o hábito dos usuários para avaliar seus costumes e vender este dados pela internet. Desta forma, esta firmas costumam produzir inúmeras variantes de seus programas-espiões, aperfeiçoando-o, dificultando em muito a sua remoção”. (Fonte: Wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Spyware#Remo.C3.A7.C3.A3o )


O Jornalismo Open-Source

Montagem de uma forma de jornalismo aberta na qual todos poderiam publicar suas notícias ou colaborar com informações para criação de uma reportagem. É publicar e produzir jornalismo de modo colaborativo. Gerar um modo não hierárquico de criação e sim pensamentos críticos e reportagens e informações coletivas com vários pontos de vista.

Fonte de pesquisa:
http://webinsider.uol.com.br/index.php/2005/03/27/bem-vindo-ao-jornalismo-open-source/


A TV Shareware

A TV Shareware seria uma forma de televisão via web de modo à transmissão tendo de ser paga para acesso diário. Breve apresentações para conhecer, sendo mais tarde o acesso bloqueado para a efetuação de compra do pacote pra acesso.


Outras possibilidades de transposição dos conceitos

Rádio Freeware
Estações de rádios podem ser distribuídas como softwares gratuitos para acesso de todos conectados a Internet com programação e música para todos os estilos.

Rádio Open-Source
Onde cada usuário pode criar e publicar sua estação de rádio.

Um comentário:

jose claudio disse...

Bom artigo que essas duas fazem - precisando de colaboração, mando o material.
Vejam tambem:
Utilização da Internet no Brasil

Internet e os Empregados

E-mail e os Empregados

Planejamento de Informática

Smart Union Consultoria Linux/Windows
55-11-5096-2002