domingo, 29 de abril de 2007

e06 - Agregadores

Agregadores

Programas de organização de informações vistas em modo finalizado.
Os programas são receptores de RSS. Permite a mistura de informações de vários sites como pesquisas feitas por um nome chave, por exemplo. Podem ser chamados também de Feed Readers ou RSS Readers. “São os programas que baixam e exibem notícias recebidas por meio de RSS” (Fonte: Infofaq)

Fontes de pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Agregador
http://silenciosa.multiply.com/journal/item/275
http://info.abril.com.br/infofaq/faq_a_1.shl

Exemplos de Agregadores:

- iTunes - Permite realizar a assinatura de um podcast, fazer o download e tocar os programas.

- Winamp - Integra as funções de um agregador de mídia e de tocador de mp3. Assim como o iTunes

- Juice - Faz o cadastramento dos podcasts que você quer receber e faz automaticamente os downloads desses programas. O Juice não toca os programas, mas permite que você associe um programa que o faça tocar, como o iTunes, o Winamp ou Windows Media Player para que ele seja utilizado para ouvir o arquivo baixado.

- jPodder – “Agregadores de mídia utilizados para podcasting. Serve para fazer o cadastramento dos podcasts que você quer receber e faz automaticamente os downloads desses programas. Como o Juice, o jPodder não toca os programas, mas permite que você associe um tocador que o faça”.

- RealPlayer e Windows Media Player – Não são um agregador. Executam áudio e vídeo, para agregadores. Não fazem a assinatura do podcast.

Outros exemplos de agregadores: Feeddemon, Newsgator, Puck, Rss Bandit, Safári, Firefox, Google Desktop.

Como podemos ver, o iTunes e o Winamp possuem a integração de tocar mp3 e as funções de agregador, já o Juice e o jPodder fazem o cadastramento de podcasting, mas precisam de outros programas para executar os arquivos adquiridos.

Fonte de pesquisa:
http://radio.musica.uol.com.br/podcast/agregadores.jhtm

RSS (Really Simple Syndication)

Tecnologia que permite distribuição e recebimento de texto, som, vídeo sem a necessidade de acessar sites para o recebimento. “Permitir que você se subscreva a conteúdo da web atualizado tais como posts de blogs e mensagens de fóruns”. (Fonte:Silenciosa). As informações são entregues com o formato de um arquivo XML chamado de feed RSS. A RSS permite aos leitores freqüentes de um sites o acompanhamento das atualizações usando um agregador sem que seja necessária a visita em todos os sites.

“É um formato de distribuição de informações e notícias pela Internet. Ao usar o RSS, você fica sabendo automaticamente quando uma informação de seu interesse é publicada, sem que você precise navegar até o site de notícias. Sempre que a redação enviar uma informação para o ar, você saberá instantaneamente”. (Fonte:Vencer!)

Fontes de pesquisa:
http://silenciosa.multiply.com/journal/item/275
http://baixaki.ig.com.br/rss/
http://www.vencer.com.br/rss.asp
http://oglobo.globo.com/blogs/tecnologia/post.asp?cod_Post=15578

Atom

“Formato de arquivo para distribuição de alertas de atualização de noticiários, blogs e sites“. (Fonte: Infofaq). Embora seja um formato de divulgação, Atom não é uma sigla como RSS. O Atom é um aplicativo usado para publicar e editar fontes que são sempre atualizadas. Ex: Blogs. Também é compatível com a maioria dos agregadores atuais. RSS e Atom têm as feeds (fontes) no formato XML e são basicamente parecidos em suas funções.

Fontes de pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Atom
http://info.abril.com.br/infofaq/faq_a_1.shl

RDF (Resource Description Framework)

Linguagem de representação de informações na Internet. São modelos usados para mostrar informações na Internet. Os arquivos RDF têm três componentes básicos: recurso (qualquer coisa que contenha URI), propriedade (recurso com determinado nome podendo ser utilizado como propriedade) e indicação (combinação de recursos).

Fontes de pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/RDF

Conclui-se que todos eles (RDF, Atom e RSS) têm a função de editar e publicar os conteúdos nos blogs e podcastings mostrando atualizações sem precisar ir diariamente as páginas da web.

Nenhum comentário: